Perguntas frequentes

Cursos Profissionalizantes

1. Quais os pré-requisitos para fazer os cursos?
R.: Para os cursos profissionalizantes não são exigidos idade nem escolaridade mínima.

2. Fiz a matrícula no curso parcelado, porém gostaria de receber o conteúdo mais rápido. Pagando as outras parcelas recebo o restante do meu curso?
R.: Sim, basta quitar as parcelas em aberto, que automaticamente será enviado as suas aulas de acordo com o seu plano de pagamento.

3. Os cursos são reconhecidos pelo MEC, CREA ou outros órgãos?
R.: Os cursos Profissionalizantes por nós ministrados, são enquadrados como Curso de Qualificação Profissional. Dessa forma, não se faz nenhuma exigência do futuro aluno, quanto a seu grau de escolaridade (não há exigência de nenhum pré-requisito), por ocasião da matrícula. Devido a esta característica do curso, o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO expedido não dá direito ao aluno de prosseguir seus estudos em nível superior, nem de registrá-lo no MEC ou CREA, ou em outros órgãos de ensino, como, aliás, consta no verso do próprio CERTIFICADO.

4. Como tirar dúvidas com o professor?
R.: Fale com o professor do seu curso pelo e-mail professor@institutouniversal.com.br ou envie correspondência para a Caixa Postal – 130 CEP: 18550-970 - Boituva/SP

5. Existe prazo para conclusão do curso?
R.: Não determinamos prazo para conclusão, a duração do curso quem determina é o próprio aluno

6. Todos os cursos profissionalizantes possuem certificado?
R.: Sim, para todos os cursos profissionalizantes o IUB emite um certificado de qualificação profissional.

Cursos Profissionalizantes - Online

1. Como acesso meu curso online?
R.: Acesse o site www.iubnet.com.br e insira seu login e senha que recebeu por e-mail. Para garantir o acesso ao curso online, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem – IUBnet, verifique se o computador segue os requisitos mínimos descritos abaixo:

Acesso à internet
Sistema Operacional: WINDOWS, Mac OSX, Linux
Processador: a partir de 1.6 GHz
Memória RAM: a partir de 1GB

2. Fiz minha matrícula no curso online, em quanto tempo receberei meu login e senha?
R.: O prazo mínimo é de 48 horas úteis, que começa a ser contado a partir da comprovação do pagamento da matrícula.

3. Não recebi meus dados de acesso (login e senha) no prazo de 48 horas úteis. O que pode ter acontecido?
R.: O prazo de 48 horas úteis para o envio dos dados de acesso começa a ser contabilizado a partir da comprovação do pagamento.
Os dados de acesso (login e senha) são enviados para seu e-mail, por se tratar de um e-mail automático, eles podem ter sido direcionados automaticamente para sua caixa de spam (lixo eletrônico). Para garantir que você receba as informações em sua caixa de entrada corretamente, adicione o e-mail matricula@institutouniversal.com.br ao seu catálogo de endereços.

4. Escolhi um curso online, eu posso imprimir ou fazer download das apostilas?
R.: Em alguns cursos você poderá fazer download ou imprimir as apostilas. Essa informação está disponível no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem - IUBnet. Caso o curso conte com vídeo-aulas elas não estarão disponíveis para download.

5. Para que servem o chat e o fórum do curso online?
R.: O chat e o fórum são ferramentas desenvolvidas para conhecer e trocar informações com outros alunos. Caso queira falar com os professores envie uma mensagem pelo “Fale com o professor” e suas dúvidas serão respondidas via e-mail.

6. Como e quando receberei meu certificado?
R.: Para conquistar seu certificado de qualificação dos cursos profissionalizantes você deverá realizar o exame final obrigatório e alcançar a nota mínima 5,0. O exame estará disponível em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem – IUBnet. Por se tratar de uma prova online, a nota será computada automaticamente.

Ao passar no exame final entre em contato para solicitar gratuitamente seu Certificado Simples. Você também poderá solicitar o Certificado de Honra mediante ao pagamento de taxa.

Cursos Profissionalizantes - Apostilado

1. Fiz matrícula no curso apostilado, tenho direito de acesso ao curso online?
R.: Não, o curso apostilado não dá direito de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – IUBnet. Para os cursos que contam com versão completa você terá acesso tanto ao curso apostilado quanto ao curso online.

2. Como e quando receberei meu certificado?
R.: Para conquistar seu certificado de qualificação dos cursos profissionalizantes, você deverá realizar o exame final obrigatório e alcançar a nota mínima 5,0. O exame irá anexo à última apostila do curso e você deverá enviá-lo a central do aluno para correção.

Ao passar no exame final você terá direito ao Certificado Simples. Você também poderá solicitar o Certificado de Honra mediante ao pagamento de taxa.

3. Para qual endereço envio o meu exame final?
R.: Envie seu exame para: Caixa Postal: 130 - Cep: 18550-970 - Boituva – SP

Cursos Técnicos - Método de ensino

1. Precisarei comprar material escolar ou livros para fazer os Cursos Técnicos do IUB?
R.: Não, você não precisará comprar nenhum livro ou caderno. O material é completo e incluso no valor do curso.

2. Nunca estudei a distância, será que conseguirei?
R.: Sim, estudar a distância é tão fácil quanto estudar em uma escola convencional. Reserve algumas horas do seu dia e dedique-se ao máximo. O material foi desenvolvido para o aprendizado à distância.

3. Poderei tirar minhas dúvidas com os professores?
R.: Sim, fale com o professor do seu curso pelo e-mail professor@institutouniversal.com.br, envie correspondência para a Caixa Postal – 130 CEP: 18550-970 - Boituva/SP ou agende atendimento presencial em um de nossos centros de ensino pelo telefone (15) 3363-8500.

4. Já tenho diploma de curso superior, posso eliminar alguma matéria?
R.: Para eliminar matérias é necessário comprovar que cursou alguma matéria dos módulos que aprenderá no curso técnico correspondente. A eliminação de matérias isenta o aluno das avaliações parciais, mas não isenta do Exame Final. Para mais informações, entre em contato com nossa central de atendimento pelo telefone (15) 3363-8500.

5. Se eu eliminar matérias será reduzido o prazo de finalização do curso?
R.: Não, a eliminação de matérias não interfere no prazo de finalização do curso.

6. Estou terminando o ensino médio, posso me inscrever em um curso técnico?
R.: Sim, pode fazer o ensino médio em paralelo com o curso técnico, mas somente poderá finalizá-lo quando terminar o ensino médio.

Cursos Técnicos - Matrícula

1. Fiz a matrícula no curso parcelado, porém gostaria de receber o conteúdo mais rápido. Pagando as outras parcelas recebo o restante do meu curso?
R.: Sim, basta quitar as parcelas em aberto, que automaticamente será enviado as suas aulas de acordo com o seu plano de pagamento.

2. Como faço para solicitar a declaração de matrícula?
R.: A solicitação de declaração poderá ser realizada, logo após o Deferimento da matrícula e é cobrada uma taxa para sua expedição.
Você não poderá solicitar a declaração de matrícula antes de enviar a documentação completa a central do aluno na Caixa Postal – 130 CEP: 18550-970 - Boituva/SP.
Solicite a declaração de matrícula pelo e-mail suporte@institutouniversal.com.br ou pelo telefone (15) 3363-8500 e receba em sua casa através dos Correios.
Para agilizar o recebimento da declaração, você poderá solicitá-la diretamente em um de nossos centros de ensino e retirá-la na hora, lembrando que a documentação deverá estar completa.

Cursos Técnicos - Exame final

1. Como funciona o exame final?
R.: Os exames finais são presenciais e devem ser realizados em um de nossos centros de ensino localizados em São Paulo/SP mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 55,00, para cada Exame Final.

Para realizar o exame não é preciso agendar uma data, compareça a um dos centros de ensino, de segunda à sexta feira das 09h00 às 16h00 e aos sábados das 09h00 às 10h30, tendo em mãos seu RG original e CPF. É necessário estar com documentação e avaliações parciais em dia.

Você deverá atingir a nota mínima 5,0 em cada exame final para ser aprovado e estar apto para retirar seu merecido diploma.

2. Quais documentos devo enviar ao IUB?
R.: É necessário que envie antecipadamente a nossa central do aluno na Caixa Postal – 130 CEP: 18550-970 - Boituva / SP os seguintes documentos:
01 cópia do título de eleitor e o comprovante da última eleição
01 cópia da certidão de nascimento ou casamento
01 cópia da reservista
01 cópia de comprovante de endereço
01 cópia do CPF
01 cópia autenticada do RG
02 fotos 2x2
01 cópia autenticada do histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio. Os documentos escolares deverão estar validados por meio de: Visto confere, Lauda ou GDAE (definido conforme ao ano de conclusão).

Observação:
Seguindo as normas da Secretaria da Educação nº 108/2002 de 26/06/2002, SOMENTE será aceito RG ou RNE como documento de identificação. O sistema de Gestão Dinâmica da Administração Escolar (GDAE) rejeita demais documentos como: CNH, OAB, CREA, CRC etc.
Documentos como certificados ou diplomas de quaisquer cursos superiores NÃO serão aceitos no ato da matrícula.

3. Qual o endereço do centro de ensino?
R.: Dispomos de 02 (dois) centros de ensino localizados em São Paulo/SP, nos seguintes endereços:
Unidade 1 - Av. Rio Branco, nº 781 – Centro
Unidade 2 - Rua: Nova York, nº 927 – Brooklin Paulista

4. Eu preciso agendar uma data para realização do exame final?
R.: Não, você deverá comparecer no centro de ensino, de segunda à sexta feira das 09h00 às 16h00 e aos sábados das 09h00 às 10h30.

5. Caso eu não consiga a nota mínima em um dos exames, terei uma segunda chance?
R.: Sim, você poderá fazer novamente os exames para os quais não atingir a nota mínima necessária, num prazo mínimo de 24 horas, mediante pagamento de taxa.
Entre em contato com nossa central de atendimento pelo telefone (15) 3363-8500 para obter mais informações sobre as taxas cobradas.

6. Os exames presenciais são com consulta às apostilas?
R.: Os exames finais são com perguntas de múltipla escolha e sem consulta.

7. Os cursos são a distância (EaD), porque o exame é presencial?
R.: Os exames são presenciais em cumprimento as normas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), órgão responsável pelo credenciamento dos cursos.

8. Não moro em São Paulo. O IUB pagará meus custos com transporte até um dos centros de ensino em São Paulo/SP?
R.: Não, despesas como transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade do aluno.

Cursos Técnicos - Avaliações parciais

1. As avaliações parciais são obrigatórias?
R.: Sim, as avaliações parciais são obrigatórias e você deverá atingir a nota mínima 5,0 em cada uma delas para ser aprovado e estar apto para realizar o exame final.

2. Para qual endereço e em que ordem deve ser enviada as avaliações parciais?
R.: Para os cursos impressos, depois de devidamente respondidas você deverá enviá-las para correção a nossa central do aluno na Caixa Postal – 130 CEP: 18550-970 - Boituva / SP. Não existe ordem para entregar, mas é recomendável que envie à medida que finaliza cada volume.
Para os cursos online você deverá realiza-las no Ambiente de Aprendizagem Virtual- IUBnet e suas respostas são computadas automaticamente.

Nas versões online

1. Como acesso meu curso online?
R.: Acesse o site www.iubnet.com.br e insira seu login e senha que recebeu por e-mail. Para garantir o acesso ao curso online, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem – IUBnet, verifique se o computador segue os requisitos mínimos descritos abaixo:
Acesso à internet
Sistema Operacional: WINDOWS, Mac OSX, Linux
Processador: a partir de 1.6 GHz
Memória RAM: a partir de 1GB

2. Fiz minha matrícula no curso online. Em quanto tempo receberei meu login e senha?
R.: O prazo mínimo é de 48 horas úteis, que começam a ser contadas a partir da comprovação do pagamento da matrícula.

3. Não recebi meus dados de acesso (login e senha) no prazo de 48 horas úteis. O que pode ter acontecido?
R.: O prazo de 48 horas úteis para o envio dos dados de acesso começa a ser contabilizado a partir da comprovação do pagamento.

Os dados de acesso (login e senha) são enviados para seu e-mail. Por se tratar de um e-mail automático, ele pode ter sido direcionado automaticamente para sua caixa de spam (lixo eletrônico). Para garantir o recebimento do e-mail em sua caixa de entrada, adicione o e- mail matricula@institutouniversal.com.br ao seu catálogo de endereços.

4. Para que servem o chat e fórum do curso online?
R.: O chat e o fórum são ferramentas para conhecer e trocar informações com outros alunos. Caso queira falar com os professores envie uma mensagem pelo “Fale com o professor” e suas dúvidas serão respondidas por e-mail.

5. Escolhi o curso online, eu posso imprimir ou fazer download das apostilas?
R.: Sim, para os cursos técnicos as apostilas estão disponíveis para impressão ou download.

Conclusão de curso

1. Qual o tempo de conclusão dos cursos técnicos?
R.: O prazo para conclusão é de 12 (doze) meses tanto para os cursos apostilados quanto para os cursos online.

2. Iniciei o curso, mas não consegui concluir no tempo permitido. Posso retomar meus estudos?
R.: Consta em contrato que o aluno tem o prazo máximo de 12 meses para a conclusão do curso, podendo ser renovado mediante pagamento de taxa para reativação da matrícula. Para mais informações vá pessoalmente a um de nossos centros de ensino ou entre em contato com nossa central de atendimento, pelo telefone (15) 3363-8500.

Técnico em Transações Imobiliárias - TTI - Sobre o CRECI

1. Como fazer o registro no CRECI?
R.: Registro Provisório
Para você que mora em São Paulo/SP, uma vez matriculado no curso de TTI e com a documentação em dia, você poderá solicitar sua declaração de matrícula e com ela requerer junto ao CRECI-SP seu registro provisório (carteirinha de estágio). Para isso acesse o site do CRECI-SP, preencha o formulário de requerimento, imprima-o e entregue o assinado. Verifique junto ao CRECI-SP, quais os documentos, taxas a serem pagas e procedimentos para concluir o pedido. Este registro provisório tem validade de 06 meses.

Registo Definitivo
Concluído o curso e obtido o certificado devidamente regularizado pela Secretaria Estadual de Educação através do registro no GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar), você poderá fazer o pedido do registro definitivo. Para isso acesse o site do CRECI-SP, preencha o formulário de requerimento, imprima-o e entregue o assinado. Verifique junto ao CRECI-SP quais documentos, taxas e procedimentos para concluir o pedido. O registro definitivo deve ser renovado anualmente. 

Se você reside em outra região, consulte o CRECI da sua cidade para saber a documentação necessária, valores de taxas e procedimentos para inscrição.

2. Depois de formado (a) ainda é necessário fazer alguma avaliação no CRECI para conseguir meu registro?
R.: Não. O diploma de conclusão de TTI já lhe dá direito ao registro definitivo do CRECI.

3. Há taxas para fazer o registro no CRECI?
R.: Sim, há taxa de inscrição para o CRECI. Para saber os valores, informe-se no órgão de sua região.

Técnico em Transações Imobiliárias - TTI - Sobre o conteúdo

1. O conteúdo das matérias do curso online é o mesmo do apostilado?
R.: O conteúdo é o mesmo, porém no curso online você recebe, além das apostilas, vídeo-aulas e simulados para testar seus conhecimentos. Você contará também com fórum de discussões e bate-papo com alunos disponíveis em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem - IUBnet.

Técnico em Transações Imobiliárias - TTI - Sobre as avaliações, exames e estágio

1. Qual o número de avaliações parciais e exames finais?
R.: O Curso Técnico de Transações Imobiliárias possui 08 (oito) avaliações parciais, sendo uma ao final de cada volume e 04 (quatro) exames finais presenciais, um para cada módulo do curso.

2. Eu preciso fazer estágio para conseguir meu diploma do Curso de TTI?
R.: Não, o estágio não é obrigatório para o Curso de TTI. Com relação ao estágio do CRECI, verifique com o órgão de sua região.

Técnico em Secretariado - Sobre a SRTE

1. Como fazer o registro na SRTE?
R.: Concluído o curso e obtido o certificado devidamente regularizado pela Secretaria Estadual de Educação através do registro no GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar), acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego- MTE, clique no link de “Registro Profissional” e preencha as informações solicitadas no formulário de cadastro. Após concluir o envio do formulário, o sistema apresentará o requerimento e os documentos que deverão ser entregues no MTE.
Você receberá um número de solicitação com o qual deverá acompanhar os trâmites do processo de solicitação do registro.

2. Qual o custo para obter o registro profissional?
Não há custo financeiro para a obtenção do registro profissional. Basta apresentar a documentação exigida.

3. Depois de formado (a) ainda é necessário fazer alguma avaliação na SRTE para conseguir meu registro?
R.: Não, se você deseja se registrar no estado de São Paulo. Caso esteja em outro estado, verifique juntamente ao órgão de sua região.

Técnico em Secretariado - Sobre o conteúdo

1. O conteúdo do curso online é o mesmo do curso impresso?
R.: Sim, o conteúdo do curso online é o mesmo do impresso, a diferença entre eles é que no curso online as apostilas são digitalizadas e você tem acesso a elas através do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem - IUBnet.

Técnico em Secretariado - Sobre avaliações exames e estágio

1. Qual o número de avaliações parciais e exames finais?
R.: O Curso Técnico em Secretariado possui 06 (seis) avaliações parciais, sendo uma ao final de cada volume e 03(três) exames finais presenciais, um para cada módulo do curso.

2. Eu preciso fazer estágio para conseguir meu diploma do Curso Técnico em Secretariado?
R.: Não, o estágio não é obrigatório para o Curso de Secretariado.

Técnico em Secretaria escolar - Sobre o conteúdo

1. O conteúdo do curso online é o mesmo do curso impresso?
R.: Sim, o conteúdo do curso online é o mesmo do impresso, a diferença entre eles é que no curso online as apostilas são digitalizadas e você tem acesso a elas através do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem - IUBnet.

Técnico em Secretaria escolar - Sobre avaliações exames e estágio

1. Qual o número de avaliações parciais e exames finais?
R.: O Curso Técnico em Secretaria Escolar possui 06 (seis) avaliações parciais, sendo uma ao final de cada volume e 03(três) exames finais presenciais, um para cada módulo do curso.

2. Eu preciso fazer estágio para conseguir meu diploma do Curso Técnico em Secretaria escolar?
R.: Sim, o aluno deve cumprir 300 horas de estágio obrigatório.

Técnico em Comércio - Sobre o conteúdo

1. O conteúdo do curso online é o mesmo do curso impresso?
R.: Sim, o conteúdo do curso online é o mesmo do impresso, a diferença entre eles é que no curso online as apostilas são digitalizadas e você tem acesso a elas através do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem - IUBnet.

Técnico em Comércio - Sobre avaliações exames e estágio

1. Qual o número de avaliações parciais e exames finais?
R.: O Curso Técnico em Comércio possui 08 (oito) avaliações parciais, sendo uma ao final de cada volume e 04 (quatro) exames finais presenciais, um para cada módulo do curso.

2. Eu preciso fazer estágio para conseguir meu diploma do Curso Técnico em Comércio?
R.: Não, o estágio não é obrigatório para o Curso de Técnico em Comércio.

Cursos Supletivos - Matrícula

1. Fiz a matrícula no curso parcelado, porém gostaria de receber o conteúdo mais rápido. Pagando as outras parcelas recebo o restante do meu curso?
R.: Sim, basta quitar as parcelas em aberto, que automaticamente será enviado as suas aulas de acordo com o seu plano de pagamento.

Cursos Supletivos - Método de Ensino

1. Precisarei comprar material escolar ou livros para fazer o Supletivo Oficial do IUB?
R.: Não, você não precisará comprar nenhum livro ou caderno. O material é completo e incluso no valor do curso.

2. Nunca estudei a distância, será que conseguirei?
R.: Sim, estudar a distância é tão fácil quanto estudar presencialmente. Reserve algumas horas do seu dia e dedique-se ao máximo. O material é autoexplicativo, as apostilas possuem linguagem simples e você terá exercícios para testar seu nível de aprendizado no decorrer de seus estudos.

3. Poderei tirar minhas dúvidas com os professores?
R.: Sim, fale com o professor do seu curso pelo e-mail professor@institutouniversal.com.br, envie correspondência para a Caixa Postal – 130 CEP: 18550-970 - Boituva/SP ou agende atendimento presencial em um de nossos centros de ensino pelo telefone (15) 3363-8500.

Cursos Supletivos - Conclusão do curso

1. Qual o tempo máximo para concluir o supletivo?
R.: Caso tenha se matriculado no formato de curso por série você terá 06 meses para conclusão de cada série, já para o formato de curso completo você poderá concluir o ensino médio (1ª a 3ª série) no prazo mínimo de 18 meses e o ensino fundamental (5ª a 8ª série) no prazo mínimo de 24 meses.

2. Iniciei o curso, porém não consegui concluir no período mínimo permitido. Posso retomar meus estudos?
R.: Sim. Consta em contrato que o aluno tem o prazo de: 06 meses para o formato de supletivo por série, 24 meses para o formato completo do ensino fundamental e 18 meses para o formato completo do ensino médio, podendo ser renovado pelos períodos correspondentes mediante o pagamento de taxa para reativação da matrícula. Para mais informações, vá pessoalmente a um de nossos centros de ensino em São Paulo/SP ou entre em contato com nossa central de atendimento pelo telefone (15) 3363-8500.

Cursos Supletivos - Avaliações parciais

1. As avaliações parciais são obrigatórias?
R.: Sim, as avaliações parciais são obrigatórias e você deverá atingir a nota mínima 5,0 em cada uma delas para ser aprovado e estar apto para realização do exame final.

2. Para qual endereço e em que ordem deve enviar as avaliações parciais?
R.: Para os cursos impressos, depois de devidamente respondidas, você deverá enviá-las para correção a nossa central do aluno na Caixa Postal – 130 CEP: 18550-970 - Boituva / SP. Não existe ordem para entregar, mas é recomendável que envie à medida que finalizar as matérias de cada série.

Para os cursos online você deverá realiza-las no Ambiente de Aprendizagem Virtual - IUBnet (opção válida somente para o supletivo médio) e suas respostas serão computadas automaticamente.

Cursos Supletivos - Exame final

1. Como funciona o exame final?
R.: Após concluir seus estudos, você deverá agendar uma data para realização do exame final. Para isso é necessário estar com a documentação e avaliações parciais em dia e efetuar o pagamento de uma taxa para a realização do exame final.

Os exames finais são presenciais e devem ser realizados em um de nossos centros de ensino localizados em São Paulo/SP. No dia, você deverá comparecer tendo em mãos seu RG original e CPF.

Tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, há 01 exame final dividido em quatro áreas. Para ser aprovado, você deverá alcançar a nota mínima 5,0 em cada uma das quatro áreas.

2. Quais documentos devo enviar ao IUB?
R.: Para que você possa realizar o exame final, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, é necessário que envie antecipadamente para a central do aluno na Caixa Postal – 130 CEP: 18550-970 - Boituva / SP os seguintes documentos:
2 fotos 3x4 ou 2X2
1 cópia do CPF
1 cópia do Título de eleitor
1 cópia autenticada do RG
1 cópia da reservista (para homens)
1 cópia da certidão de casamento (para mulheres)
1 cópia da certidão de nascimento

Você deverá encaminhar juntamente com os documentos citados acima:
Certificado e Histórico escolar* original – para você que irá realizar o exame final do ensino fundamental
Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Histórico escolar* original – para você que irá realizar o exame final do ensino médio
*Os documentos escolares deverão estar validados por meio de: Visto confere, Lauda ou GDAE (definido conforme ao ano de conclusão).

Observação:
Seguindo as normas da Secretaria da Educação nº 108/2002 de 26/06/2002, SOMENTE será aceito RG ou RNE como documento de identificação. O sistema de Gestão Dinâmica da Administração Escolar (GDAE) rejeita demais documentos como: CNH, OAB, CREA, CRC etc.
Documentos como certificados ou diplomas de quaisquer cursos superiores NÃO serão aceitos no ato da matrícula.

3. Qual o endereço do centro de ensino?
R.: Dispomos de 02 (dois) centros de ensino localizados em São Paulo/SP, nos seguintes endereços:
Unidade - Av. Rio Branco, nº 781 – Centro
Unidade - Rua: Nova York, nº 927 – Brooklin Paulista

4. Como faço o agendamento para realização do exame final?
R.: Entre em contato com nossa central de atendimento pelo telefone (15) 3363-8500 ou vá pessoalmente a um de nossos centros de ensino localizados em São Paulo/SP.

5. Caso eu não consiga a nota mínima em um dos exames, terei uma segunda chance?
R.: Sim, você poderá fazer novamente os exames para os quais não atingir a nota mínima necessária.

Entre em contato com nossa central de atendimento, pelo telefone (15) 3363-8500, para agendar uma nova data de realização do exame e obter mais informações.

6. Os exames presenciais são com consulta às apostilas?
R.: Os exames finais são compostos de perguntas de múltipla escolha e são sem consulta.

7. Os cursos são a distância (EaD), porque o exame é presencial?
R.: Os exames são presenciais em cumprimento as normas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), órgão responsável pelo credenciamento dos cursos.

8. Não moro em São Paulo, o IUB pagará meus custos com transporte até um dos centros de ensino em São Paulo/SP?
R.: Não, despesas como transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade do aluno.

Cursos Supletivos - Certificado Oficial

1. O certificado de conclusão é emitido pelo próprio IUB?
R.: Sim, o certificado é oficial e emitido pelo IUB. Para recebê-lo você deverá realizar o exame final presencial em um de nossos centros de ensino, não sendo necessário realizar exames adicionais em outras instituições.

2. O certificado do supletivo oficial é aceito em qualquer faculdade?
R.: Sim. Por se tratar de um curso oficial credenciado pelo CEE-SP o certificado emitido pelo IUB é aceito em qualquer instituição de ensino superior.

Cursos Supletivos - Ensino Médio Online

1. Como acesso meu curso online?
R.: Acesse o site www.iubnet.com.br e insira seu login e senha que recebeu por e-mail. Para garantir o acesso ao curso online, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem – IUBnet, verifique se o computador segue os requisitos mínimos descritos abaixo:
Acesso à internet
Sistema Operacional: WINDOWS, Mac OSX, Linux
Processador: a partir de 1.6 GHz
Memória RAM: a partir de 1GB

2. Fiz minha matrícula no curso online. Em quanto tempo receberei meu login e senha?
R.: O prazo mínimo é de 48 horas úteis, que começam a ser contados a partir da comprovação do pagamento da matrícula.

3. Não recebi meus dados de acesso (login e senha) no prazo de 48 horas úteis. O que pode ter acontecido?
R.: O prazo de 48 horas úteis para o envio dos dados de acesso começa a ser contabilizado a partir da comprovação do pagamento.

Os dados de acesso (login e senha) são enviados para seu e-mail. Por se tratar de um e-mail automático ele pode ter sido direcionado automaticamente para sua caixa de spam (lixo eletrônico). Para garantir o recebimento do e-mail em sua caixa de entrada adicione o e- mail matricula@institutouniversal.com.br ao seu catálogo de endereços.

4. Para que servem o chat e o fórum do curso online?
R.: O chat e o fórum são ferramentas desenvolvidas para conhecer e trocar informações com outros alunos. Caso queira falar com os professores envie uma mensagem pelo “Fale com o professor” e suas dúvidas serão respondidas por e-mail.

5. Escolhendo o curso online, eu posso imprimir ou fazer download das apostilas?
R.: Sim, para o curso supletivo do ensino médio as apostilas estão disponíveis para impressão ou download.